Loading...

Notícia

Publicado: 15/01/2015 17:09h

Curso capacita novos tratoristas agrícolas em Aracruz e São Mateus

Curso capacita novos tratoristas agrícolas em Aracruz e São Mateus

Oferecido pelo Pronatec em parceria com a Fibria, o curso é gratuito e tem carga horária de 200 horas.

Cerca de 60 jovens de comunidades de Aracruz e de São Mateus (ES) estão participando do curso de Tratorista Agrícola, promovido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do governo Federal, em parceria com a Fibria. A capacitação, iniciada no final de 2014, visa qualificar profissionais para atuarem na área florestal. O treinamento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa também conta com o apoio da Plantar, Carpelo e Emflora, provedores de serviços da Fibria na área de silvicultura.

Durval Nascimento Bento, analista de Desenvolvimento Operacional da Fibria, explica que a capacitação é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e aumentar as chances de empregabilidade. “O intuito é qualificar trabalhadores locais, valorizando pessoas das comunidades vizinhas às operações da empresa. Após a habilitação, essas pessoas estarão preparadas para o mercado de trabalho. As que já atuam na área terão a possibilidade de evoluir na carreira e melhorar a qualidade de vida”, destaca.

Durante o curso, os aprendizes participam de aulas com orientações sobre segurança, meio ambiente, técnica e qualidade operacional, uso consciente de equipamentos, entre outros. “Além de receberem instruções sobre planejamento, noções de mecânica, trabalho em equipe e vivência prática na condução do trator”, salienta Durval.

A capacitação gratuita tem duração de seis meses e ocorre aos sábados, das 8h às 17 horas. Ao longo da formação, os alunos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2,00 por hora/aula. As aulas teóricas estão sendo realizadas no Parque de Exposição de Aracruz e no Prédio do Sindicato Rural de São Mateus. Ao final do curso, os aprendizes receberão um Certificado de Qualificação de Curso de Tratorista Agrícola.

A parceria da Fibria com o Pronatec contemplou ainda 40 outros jovens de São Mateus, no curso de Operador de Máquina Florestal. Cerca de 20 deles ainda estão cursando e outros 20 concluíram a capacitação em outubro de 2014. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em São Mateus, e o conteúdo inclui orientações sobre segurança, meio ambiente, técnica operacional com o Simulador Virtual Symlog Harvester, técnicas de processamento nos equipamentos harvester (que colhem o eucalipto), entre outras.

Fonte: Pauta 6 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras