Loading...

Notícia

Publicado: 22/05/2015 16:37h

Ave rara saíra-sapucaia é encontrada em área da Fibria

Ave rara saíra-sapucaia é encontrada em área da Fibria

Registro indica que a operação da empresa favorece a preservação da biodiversidade

A beleza e exuberância de cores da saíra-sapucaia (Tangara peruviana) chamou a atenção da equipe de monitoramento de avifauna da Fibria. A espécie foi avistada no dia 9 de maio, em uma área de restinga próxima a um talhão de eucalipto no município de Aracruz (ES). Trata-se de uma ave rara, cujo último registro em áreas da Fibria no município era de 1993. Desde que a Fibria iniciou o trabalho de monitoramento de avifanua, a saíra-sapucaia foi avistada apenas sete vezes.

Medindo cerca de 15 cm, a ave tem cabeça marrom claro e o corpo em tons esverdeados que se misturam, formando um mosaico de cores. Essa espécie rara está ameaçada com status vulnerável na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) Red List de 2010 e Lista Nacional do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de 2014, segundo explicou José Francisco Pissinati, técnico de pesquisa do Centro de Tecnologia da Fibria.

O registro da saíra-sapucaia em área da Fibria é um indicador de que o modelo de operação da empresa, com plantios de eucalipto entremeados com áreas de preservação ambiental, tem favorecido a presença de importantes espécies da biodiversidade brasileira. O registro fotográfico da ave é do técnico de laboratório do Centro de Pesquisa da Fibria, Lousival Loureiro.

Sobre a Saíra-Sapucaia – Habitante das restingas primárias e secundárias, a saíra-sapucaia alimenta-se predominantemente de frutos, mas também de insetos. A população habita o litoral de São Paulo até Santa Catarina, e no inverno parte da espécie migra para o litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A espécie encontra-se com status em perigo na lista de aves ameaçadas de extinção do Estado de São Paulo de 2014. Fonte: P6 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras