Loading...

Notícia

Publicado: 15/08/2018 11:53h

Artesãs de Aracruz lançam nova coleção em uma das maiores feiras de artesanato do país, em São Paulo

Artesãs de Aracruz lançam nova coleção em uma das maiores feiras de artesanato do país, em São Paulo

Elas fazem parte do projeto Espírito das Águas, uma iniciativa da Fibria em parceria com o Sebrae-ES

As artesãs do Projeto Espírito das Águas, iniciativa realizada em Aracruz pela Fibria, participam entre os dias 16 e 18 de agosto da 32ª edição da Craft Design, em São Paulo, uma das maiores feiras de artesanato do Brasil. Durante o evento, elas lançarão a nova coleção 2018 do projeto, que terá como foco a beleza das algas marinhas.
 
Serão expostas peças dos três núcleos do projeto em Aracruz: Bordadeiras de Santa Cruz, Criarte e Garoupas. Os artesanatos do projeto são inspirados no mar, nos rios e nas riquezas de Aracruz e valorizam as espécies ameaçadas em extinção, entre elas a Baleia Jubarte, Toninha, Cavalo Marinho e Caranguejo Goiamum, que inspiram as peças produzidas nos últimos cinco anos do projeto.
 
Segundo a consultora de Sustentabilidade da Fibria em Aracruz, Sandra Martins, as 40 mulheres que representam os núcleos estão desenvolvendo habilidades para criar a nova coleção, seja pintando, esculpindo ou bordando as peças com capacitações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As artesãs aprendem, além da arte, gestão financeira, cultura da organização, design de produto e marketing.
 
“A proposta das novas peças chega para incrementar o catálogo de opções para os lojistas e compradores do projeto. Acreditamos que essas capacitações fortalecem as artesãs, pois as diferenciam de outros grupos de artesanato”, conta.
 
A Fibria apoia o Projeto Espírito das Águas desde 2013, em parceria com o Sebrae. O objetivo é contribuir para impulsionar o desenvolvimento local com atividades que melhoram a renda das famílias, o capital humano e, ainda, preservar o meio ambiente.
 
Esta é a quarta vez que as artesãs do Espírito das Águas participam da Craft Design. Uma representante de cada núcleo do projeto estará na feira este ano. Entre as peças por elas desenvolvidas estão artesanatos em biscuit (massa), bordado, crochê, pintura, costura, arte com conchas e estamparia em tecido. A partir do projeto, as artesãs ganharam destaque nacional e já participaram de feiras como Craft Design e Casa Cor, além de terem seu trabalho divulgado nas revistas Casa & Jardim e Casa & Decoração.
 
Craft Design
 
A 32ª Craft Design acontece de 16 a 18 de agosto no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, e é voltada para lojistas e profissionais de decoração e presentes. O objetivo da feira é apresentar tendências na área de decoração, design autoral e arte. A feira promove, semestralmente, a integração de produtores, designers consagrados e novos talentos com seus canais de distribuição.


Fonte: P6 Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras