Notícias - Fibria

Publicado 14/05/2014

Artesãos de Barra do Riacho participam de oficina de design e exposição

Artesãos de Barra do Riacho participam de oficina de design e exposição

A iniciativa faz parte do Projeto de Artesanato – Coleção Espírito das Águas, desenvolvido pela Fibria em parceria com o Sebrae-ES Com o objetivo de fomentar o artesanato de mercado como alternativa de renda, a Fibria desenvolve, em parceria com o Sebrae ES, o Projeto de artesanato – Coleção Espírito das Águas, em Aracruz, envolvendo um grupo de 20 artesãos de Barra do Riacho, Vila e Santa Cruz.

No decorrer da semana passada, os artesãos do projeto participaram de uma oficina de design com o consultor Renato Imbroisi, que tem vasta experiência na realização de trabalhos artesanais no Brasil e no exterior. A oficina visou à criação e desenvolvimento de novos produtos artesanais, trabalhando a adequação e melhoria das peças que integram a Coleção Espírito das Águas.

O grupo também expõe e comercializa peças artesanais no Armazém do Artesanato do Sebrae, na exposição “Morar Mais por Menos”, entre o período de 7 de maio a 15 de junho, das 16 às 22 horas, em Bento Ferreira, Vitória. A coleção artesanal inclui técnicas variadas como biscuit (massa), papel machê, bordado, crochê, pintura e costura. As peças foram inspiradas no mar, rios da região e em suas riquezas, o que inspirou também o nome do projeto: Espírito das Águas.

Nos diferentes tipos de arte são retratadas as espécies que ocorrem na região, como tartaruga, caranguejo, toninha (espécie de boto ameaçado de extinção) e outras. Consultoria Outra iniciativa de destaque é a Consultoria de Agenciamento de Mercado, Melhoria do Processo Produtivo e Controle de Qualidade dos Produtos Artesanais, desenvolvida com os integrantes do projeto ao longo de todo o ano, sempre às quintas-feiras, em Barra do Riacho e Santa Cruz.

Além de promover o conhecimento das artesãs, o Espírito das Águas cria alternativas para incrementar a renda das famílias. O programa estimula o desenvolvimento de produtos baseados nas tendências de mercado e com diferencial da inovação e qualidade total, além de valorizar a cultura local. Ao longo deste ano, o grupo ainda vai participar de diversos eventos de acesso ao mercado, comoBrasil Original – Showroom durante a Copa do Mundo (RJ); Casa Cor ES – agosto; Craft Design ou Paralela – agosto (atacado) (SP); Arte Santo – novembro (ES) e Mãos de Minas – dezembro (MG).

Fonte: Pauta 6 Comunicação