Loading...

Notícia

Publicado: 21/09/2016 20:06h

Agricultores de programas apoiados pela Fibria fazem encontro sobre comercialização em Aracruz (ES)

Agricultores de programas apoiados pela Fibria fazem encontro sobre comercialização em Aracruz (ES)
Um grupo de 49 agricultores familiares de programas apoiados pela Fibria participaram, no dia 1º de setembro, de um evento cujo enfoque foi a comercialização do que produzem. Realizado na comunidade de Cachoeiro do Riacho, em Aracruz (ES), o encontro também reuniu consultores da Fibria, do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) e do Programa de Sustentabilidade Tupinikim e Guarani (PSTG). O PDRT incentiva a agricultura familiar, por meio de apoio técnico para a produção de alimentos e organização das associações, e o PSTG desenvolve ações junto às comunidades indígenas visando, entre outras finalidades, incentivar a prática de atividades econômicas sustentáveis.
 
O 1º Encontro de Comercialização dos Agricultores do PDRT e PSTG foi realizado na sede da Associação de Cachoeiro do Riacho, em Aracruz (ES). Teve a participação de agricultores de Nova Esperança, Brejo Grande, Cachoeiro do Riacho, Gimuhuna/Mata Limpa, Boa Vista, Pirassununga e Lajinha, e das aldeias Irajá, Caieiras Velhas, Comboios, Córrego do Ouro, Pau-Brasil e Areal.
 
O encontro abordou temas como a melhor forma de embalar cada produto para venda, precificação, qualidade de produtos, fretes compartilhados, participação em feiras livres e o que o mercado espera dos agricultores familiares. Foram destaque a participação ativa e a interação dos agricultores familiares, que discutiram formas de buscar soluções em conjunto.
 
A consultora do Cedagro, uma das instituições que apoiam a Fibria no desenvolvimento dos programas que envolvem a agricultura familiar, destacou o bom resultado do evento. “O encontro foi muito produtivo, pois vai prepará-los para entrar no mercado, já que nem todos têm essa experiência. Serão reconhecidos como agricultores que produzem alimentos sem agrotóxicos na região”, disse a consultora Mayara Borges.
 
Ela destacou ainda um outro aspecto positivo: o lanche servido no Encontro foi produzido pelas mulheres da Associação de Cachoeiro do Riacho que participaram do Curso de Pães, Biscoitos, Doces e Compotas, realizado numa parceria que envolveu a Fibria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “O encontro superou todas as expectativas”, disse Mayara.
 
Cláudia Cristina Belchior, consultora de Sustentabilidade da Fibria, também destacou como muito positivo o resultado do encontro. “Foi uma oportunidade para que os pequenos agricultores tivessem acesso a informações e orientações importantes para aprimorar a venda de seus produtos”, disse ela.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fibria
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras