Notícias - Fibria

Publicado 07/06/2018

Ações estimulam o hábito da leitura em municípios do norte do Espírito Santo

Ações estimulam o hábito da leitura em municípios do norte do Espírito Santo

Atividades nos municípios de Conceição da Barra, Pedro Canário, Pinheiros e Montanha fazem parte do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa que tem o envolvimento da Fibria

Um plano de ação para incentivar a prática da leitura na população vem sendo desenvolvido nos municípios de Conceição da Barra, Pedro Canário, Pinheiros e Montanha. A iniciativa é parte das atividades do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que visa contribuir com a melhoria da educação pública em municípios onde atuam as empresas do Grupo, entre as quais a Fibria.

O tema escolhido para ser trabalhado pelo PVE em 2018 é “A gestão com foco na aprendizagem”, contemplando alguns dos principais desafios enfrentados pelos gestores da área de educação. A temática é abordada na frente de gestão durante as reuniões e formações com grupos de diretores e gestores escolares. Na frente de mobilização, o tema este ano é “Leitura”, com foco no incentivo e promoção de ações para fortalecer a leitura junto aos municípios. O público-alvo desta frente são os alunos, pais, professores e representantes da sociedade civil.

Como parte do plano de ação para trabalhar a leitura, membros do grupo de mobilização social decidiram criar em Conceição da Barra o projeto ‘Histórias da Nossa Gente’. O objetivo é registrar relatos de vida das pessoas que vivem em Conceição da Barra, Braço do Rio, Sayonara, Itaúnas e Meleiras, como forma de resgatar a memória da cidade. Para isso, estão sendo colhidas histórias da população durante eventos típicos locais. Em abril, por exemplo, foi montada uma barraca para a ação durante a festa de passagem do Mestre Ticumbi. As experiências coletadas serão divulgadas em bares, restaurante e pousadas da região.

Em Pinheiros, a leitura está sendo incentivada em locais públicos em ações como doação de livros em caixas, varal de textos na Praça Dias Lopes e leitura de poemas na rádio local por estudantes de escolas municipais. Há ainda a Maleta Literária, iniciativa nas escolas que incentiva os alunos a levarem livros pra casa para leitura junto à família

Já em Montanha, estão previstas ações de leitura de poesias na festa junina da cidade, leitura com crianças debaixo das árvores nas escolas (Pé de Poesia), divulgação de poesias nos postes da cidade e sarau na praça para toda a comunidade.

O grupo de mobilização do município de Pedro Canário programou a realização de um evento por mês relacionado à leitura. Até outubro, ocorrerão saraus, contação de histórias e espetáculo de dança.

PVE 2018 - Este ano, os municípios contemplados pelo programa PVE no Espírito Santo passaram de três para sete, alcançando mais de 40 mil alunos de 175 escolas. No Espírito Santo, participam do PVE 2018 os municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Fundão, Ibiraçu, Montanha, Pedro Canário e Pinheiros.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Fibria