Loading...

Notícia

Publicado: 20/04/2017 22:26h

Dia do Ferroviário: Vale celebra data com programação especial no Vagão Cultural

Dia do Ferroviário: Vale celebra data com programação especial no Vagão Cultural
Museu Vale, em Vila Velha (ES), também promoverá ação comemorativa
 
Uma programação variada vai animar a viagem no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) nos dias 26 e 27 de abril, quarta e quinta-feira, respectivamente, como parte das comemorações do Dia do Ferroviário, celebrado anualmente no dia 30 de abril. As ações serão realizadas no Vagão Cultural na viagem entre a estação Pedro Nolasco, em Cariacica (ES) no dia 26/4, e entre Belo Horizonte e Cariacica, no dia 27/4. Exposição fotográfica trará imagens antigas da ferrovia Vitória a Minas
 
Ao longo da viagem, os passageiros poderão ter um contato mais próximo com o universo ferroviário a partir de uma exposição fotográfica composta de imagens antigas e atuais, mostrando ferroviários em suas atividades ao longo da Vitória a Minas. Também será possível visitar uma mostra de camisas de clubes de futebol dos municípios localizados ao longo da linha férrea da Vale, cujas histórias têm uma ligação muito próxima com a Vitória a Minas. Para explicar um pouco mais sobre essa relação, o historiador capixaba Sebastião Vieira Neto, que é especialista no assunto, também embarcará no Vagão Cultural, onde conduzirá um bate-papo sobre o assunto com os passageiros.
 

Mostra com fotos antigas e recentes da Vitória a Minas será realizada no Vagão Cultural
 
A criançada que estiver no trem também terá uma opção a mais de diversão durante a viagem. Para elas, será ofertada uma oficina sustentável, na qual irão aprender a confeccionar um jogo de futebol de botão utilizando apenas materiais reciclados. Ao final da oficina, os pequenos poderão levar o novo brinquedo para casa.

Museu Vale

Os ferroviários também ganharão uma homenagem especial do Museu Vale. Para celebrar a data, nos dias 29 e 30 de abril, sábado e domingo, o espaço vai promover uma ação educativa destinada para toda a família. Baseada na exposição permanente sobre a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, durante a atividade, cada participante receberá um "Álbum Interativo" para ser ilustrado com desenhos, palavras, textos, memórias e histórias de vida. Ao final da oficina, o material poderá ser levado para casa pelos participantes. A atividade, que é gratuita, ocorrerá sempre em dois horários: às 11h e às 15 horas. Serão disponibilizadas 40 vagas por sessão.


Empregados que atuam na EFVM serão homenageados em ação especial no Trem de Passageiros

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas

Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente.

Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência tanto operacional quanto energética, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.

Trem de Passageiros da EFVM e Vagão Cultural

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente.

Para ampliar as opções de lazer e entretenimento para os usuários do Trem de Passageiros, em abril de 2016 a Vale colocou em operação o Vagão Cultural, um carro de passageiros que foi totalmente reformulado e adaptado para funcionar como espaço dedicado à realização de atividades culturais, ambientais e relacionadas à saúde, entre outras, durante a viagem. A ideia é que o Vagão Cultural seja acoplado ao Trem de Passageiros da EFVM em ocasiões específicas e datas comemorativas e que funcione como mais um atrativo para os passageiros que utilizam o transporte ferroviário diariamente.

Iniciativas como apresentações musicais e teatrais no estilo "pocket" voltadas a valorizar a arte e a cultura e a proporcionar a interação dos passageiros que estiverem embarcados, oficinas de educação ambiental, campanhas de segurança ferroviária e ações relacionadas à saúde - como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e campanha de combate ao fumo, entre outros - são algumas das atrações que devem ganhar os trilhos da Vitória a Minas a bordo do Vagão Cultural.

Recentemente, a empresa também disponibilizou internet wi-fi e conteúdo de entretenimento off-line gratuitos a bordo dos carros de passageiros para oferecer ainda mais conforto e diversão para as pessoas que utilizam o transporte ferroviário. Ao abrir o ambiente virtual, o usuário acessa um espaço personalizado e amigável, com filmes e shows de sua preferência, sem a necessidade de conexão, nem de instalação de softwares adicionais ou aplicativos.

Cada passageiro tem a liberdade de acessar o conteúdo que quiser, direto do seu aparelho. Isso o possibilita de retroceder ou avançar uma mídia, sem interferir na programação dos demais. O servidor instalado tem compatibilidade com os principais sistemas operacionais como IOS, Android e Windows, encontrados em diferentes dispositivos como celulares, tablets e notebooks. Mas, em alguns pontos ao longo da ferrovia, a regularidade do serviço dependerá da disponibilidade de sinal das operadoras de telefonia móvel.

O sistema inclui um modem de alta sensibilidade e alcance, com antena externa e filtro para falsos sinais. Como o veículo geralmente está em movimento, a troca de torres é constante, mas isso é feito de forma rápida e imperceptível, garantindo internet com qualidade de cobertura 3G e 4G ao longo do trecho.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras