Loading...

Notícia

Publicado: 05/03/2017 07:59h

Produção de petróleo no Brasil alcança recorde histórico anual

Produção de petróleo no Brasil alcança recorde histórico anual
Porção capixaba da Bacia de Campos contribui com o resultado

O crescimento da produção na porção capixaba da Bacia de Campos contribuiu para que a Petrobras, em 2016, alcançasse seu recorde histórico anual. No ano passado a empresa atingiu a marca de 2.144.256 barris por dia (bpd). Esse número é 0,75% acima do resultado de 2015 e em linha com a meta de 2,145 milhões bpd prevista para o período. A média anual da produção operada na camada pré-sal, em 2016, também foi a maior da história, atingindo a marca de 1,02 milhão barris de óleo por dia e superandoa produção de 2015 em 33%.

Se considerada a produção própria de gás natural, que atingiu, em 2016, inéditos 77 milhões m³ diários, a produção total no país chega a 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) - 1% a mais que o alcançado em 2015, e também um novo recorde para a Petrobras. Além da produção capixaba da Bacia de Campos, também contribuíram para os bons resultados o crescimento da produção no campo de Lula (áreas de Iracema Norte e Iracema Sul, com os FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Mangaratiba) e no campo de Sapinhoá (FPSO Cidade de Ilhabela), localizados no pré-sal da Bacia de Santos.

Somam-se a esses fatores, o início da operação de três sistemas de produção, sendo dois no campo de Lula (FPSO Cidade de Maricá e FPSO Cidade de Saquarema) e um em Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba), localizados no pré-sal na Bacia de Santos.

O índice de aproveitamento de gás do Brasil também alcançou seu recorde anual em 2016, chegando ao patamar de 96%,resultado dos esforços empreendidos através de programas de melhoria da eficiência operacional e otimização do aproveitamento de gás.

Produção de petróleo e gás em janeiro 2017
 
A Petrobras começou o ano com bons resultados. Sua produção total de petróleo e gás natural, em janeiro, foi de 2,86 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,74 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior. A produção média de petróleo no país foi de 2,23 milhões de barris por dia (bpd), volume 3% inferior ao de dezembro do ano passado. Em janeiro, a produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 81,4 milhões de m3/d, em linha com a produção de dezembro de 2016.

Nesse mesmo mês a produção de petróleo operada pela estatal (parcela própria e dos parceiros), na camada pré-sal, atingiu dois novos recordes: o mensal, com a produção de 1,28 milhão bpd, e o diário, alcançado no último dia 4 de janeiro, de 1,34 milhão de barris. Além disso, a produção de petróleo e gás natural operada alcançou o novo recorde de 1,59 milhão boed.

Fonte: Gerência de Imprensa e Comunicação Interna
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras